top of page

5 dicas para mandar bem na reciclagem durante a quarentena


Estamos em um momento delicado na cadeia da logística reversa, em que vários pontos de coletas e cooperativas não podem receber as embalagens recicláveis devido ao isolamento social causado pelo novo corona vírus. A situação é desafiadora, mas podemos contribuir com pequenas atitudes que farão toda a diferença para o setor de reciclagem. Quer saber como? Confira abaixo 5 dicas de como ser mais sustentável durante esse período.



1. Não deixe de separar os materiais

Pontos de entregas e cooperativas precisaram suspender alguns serviços durante a quarentena. Mas isso não significa que as embalagens devam ser descartadas junto com os resíduos orgânicos. Se você já tem duas lixeiras – uma para reciclável e outra para orgânico – basta fazer o destino correto desses materiais. Mas, se você ainda não usa duas lixeiras em casa, que tal começar a separar? 

2. Tente juntar uma quantidade de recicláveis antes de descartá-los

Esse período de isolamento aumentou o consumo de embalagens recicláveis. Para evitar a exposição ao vírus, você pode juntar uma quantidade desses materiais antes de descartá-los. Por exemplo, amasse as latinhas e garrafas plásticas, assim elas ocupam menos espaços. Utilize as sacolas de delivery para armazenar alguns desses itens e as organize em uma sacola maior para deixar na lixeira de reciclável. Vale lembrar que a coleta seletiva tem horário para passar, então, descarte horas antes. 

3. Cuidado no descarte de luvas e máscaras

Sabemos que vez ou outra é preciso sair de casa para passear com o animal de estimação ou fazer compras no supermercado. Por isso, o uso de máscaras e luvas ajuda a não propagar mais o vírus. Embora elas sejam produzidas com materiais recicláveis, elas devem ir à lixeira de resíduos orgânicos. Para isso, envolva esses itens em duas sacolas plásticas e os descarte adequadamente no lixo. 

4. Armazene as embalagens potencialmente contaminadas

Se você, mesmo praticando o isolamento, começar a se sentir mal, separe todos os itens potencialmente contaminados em um saco plástico e o envolva em outras duas sacolas para evitar o vazamento de ar e líquidos. Depois, deixe essas sacolas armazenadas por um período de 72 horas antes de descartá-las na lixeira de recicláveis da rua ou do condomínio. Ah, aqui vale também deixar um aviso para a coleta seletiva ou o catador de que o descarte pode ainda estar contaminado. Uma boa ação, não é? 

5. Lave sempre as mãos

Depois de todas essas dicas, esta última não pode faltar no seu dia a dia: higiene. Ao separar e descartar os materiais recicláveis para a coleta, lembre-se sempre de lavar as mãos com sabonete, mantendo os cuidados após manusear os resíduos que foram deixados nas lixeiras do condomínio, da casa ou da rua. 
Essas são algumas dicas para a gente não só continuar mantendo os hábitos de separação, mas também ajudando os funcionários de limpeza pública e catadores que continuam mantendo as ruas e os bairros limpos. Que tal fazer sua parte também e começar a separar e não parar? 

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


© 2020 por ONG Guarani. 

bottom of page